Pular para o conteúdo principal

Pressões


PRESSÕES ANORMAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO - PRESSÃO HIPERBÁRICAS E HIPOBÁRICAS







A Norma Regulamentadora nº 15
 estabelece normas, procedimentos para a realização de trabalhos em pressões anormais


Existem dois tipos de pressões anormais, causadas pela variação da pressão atmosférica.

PRESSÃO HIPERBÁRICA
Estas situações ocorrem quando a pessoa está abaixo do nível da terra, mergulhadores, homens rãs, metroviários ,escavadores de minas, por exemplo. Nesse caso, quanto maior a profundidade maior será a pressão exercida sobre a pessoa.

PRESSÃO HIPOBÁRICA - Estas situações ocorrem quando o colaborador esta sujeito a pressões menores que a pressão atmosférica, exemplo: no topo de algum arranha-céu, pilotos de avião , para-quedista, alpinista  quanto mais alto estiverem.

Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera. 

O ar seco contém, em volume, cerca de 78,09% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,039% de gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases.

A pressão hiperbárica é considerada uma pressão anormal e por isso também é classificada como “risco físico”. 

Insalubridade: Vale lembrar que o trabalho sob condições hiperbáricas dá direito ao trabalhador de receber adicional de insalubridade Grau Maximo conforme NR 15 anexo 6.
Aposentadoria especial: O trabalho em condições hiperbáricas confere ao trabalhador o direito á aposentadoria especial após 25 anos de trabalho dedicados á atividade.

Exames médicos: Anexo 6 da NR 15, item 2.9.7: Os exames médicos dos mergulhadores serão realizados nas seguintes condições:
a) por ocasião da admissão;
b) a cada 6 seis meses, para todo o pessoal em efetiva atividade de mergulho;
c) imediatamente, após acidente ocorrido no desempenho de atividade de mergulho ou moléstia grave;
d) após o término de incapacidade temporária;
e) em situações especiais, por solicitação do mergulhador ao empregador.
2.9.6 O médico concluirá os seus laudos por uma das seguintes formas:
a) apto para mergulho (integridade física e psíquica);
b) incapaz temporariamente para mergulho (patologia transitória);
c) incapaz definitivamente para mergulho (patologia permanente e/ou progressiva)
Normas técnicas  O projeto e a execução de tubulões deve    seguir as seguintes normas da ABNT: NBR 6118:2004 - Projeto de Estruturas de  Concreto - Procedimento, NBR 6122:1996 - Projeto e Execução de Fundações e NBR 7678:1983 Segurança na  Execução de Obras e Serviços de Construção.


      TUBULÃO PRESSURIZADO

Os tubulões são um tipo de fundação profunda composta por segmentos de seção circular. Sua execução é feita pela escavação de um fuste cilíndrico e de uma base, que costuma ser alargada em formato de cone.

 As fundações têm armação de aço e seus segmentos são concretados in loco. Em geral, os tubulões têm pelo menos 70 cm de diâmetro e costumam ser usados para obras de carga elevada como pontes, viadutos e edificações de grande porte.




A escavação para os tubulões pode ser feita ao ar livre ou com campânula (câmara) de ar comprimido. Neste segundo método, é instalada uma câmara na 
parte superior do tubo de 
concreto, acima do nível da terra, para injeção de ar comprimido no poço. Esse procedimento impede a entrada de água na escavação graças à pressão interna exercida.



1. terraplanagem e escavação preliminar Antes de executar qualquer fundação é feito um mapeamento geotécnico. Os serviços são iniciados com a terraplenagem do local. Em seguida, é feita uma escavação preliminar, a céu aberto, onde se executa um poço (geralmente entre 1,5 m e 2 m de profundidade) de apoio ao assentamento das fôrmas. As escavações para executar o tubulão podem ser feitas manualmente ou mecanicamente, com um trado mecânico


2. Instalação das fôrmas e montagem das armaduras

No poço primário, é montada uma fôrma circular (metálica ou de madeira) em volta da qual é armada a ferragem do tubulão. Concluída a armação, é instalada uma fôrma circular externa. Os diâmetros variam conforme o projeto. O comprimento desse primeiro segmento costuma ser em torno de 4 m (cerca de metade dentro do poço e metade acima do nível do terreno)


3. Concretagem da primeira sessão

É feita a concretagem da camisa (espaço entre as fôrmas interna e externa). Após a concretagem e a cura do concreto, faz-se a desenforma interna e externa. Na extremidade superior da camisa de concreto são fixados chumbadores para acoplar a campânula usada para comprimir o ar.


4. Escavação sob ar comprimido
Com o primeiro segmento tubular concretado, é montada a campânula sobre o tubulão em execução. A partir daí, os trabalhos de escavação são feitos sob ar comprimido, avançando normalmente em trechos de 1 m a 1,5 m. A campânula é retirada para concretagem de novos segmentos do tubulão - cada segmento é executado com a mesma composição de armação e de fôrmas internas e externas. A sequência concretagem-escavação concretagem é repetida até que se atinja a profundidade prevista em projeto ou determinada pela inspeção

4.1. Campânula de ar comprimido

A campânula é composta de várias peças, as quais são presas umas as outras através de parafusos, porcas, arruelas e vedações. Uma vez montada, a câmara é pressurizada com compressores. Ela também tem função de segurança para os profissionais: é pela câmara que os operários passam pelo processo de compressão e descompressão para poderem trabalhar sob ar comprimido.

5. Alargamento da base


Ao atingir a cota de assentamento do tubulão, é feita a inspeção do terreno. Caso a exigência (de capacidade de carga, de resistência, entre outros fatores) seja atendida, pode-se então expandir a base. Na maioria dos casos, usa-se base alargada para melhor aproveitamento da capacidade resistente do terreno. Após o alargamento, uma nova vistoria é feita para conferir as dimensões e verificar a armadura da base. Por fim, é feito o preenchimento com concreto, sem remoção da campânula

6. Liberação da Base por Engenheiro de 
Fundação Geotécnico

Antes da base ser concretada um engenheiro 
deverá fazer a inspeção técnica conferindo 
todas as medidas da base e desaprumo do tubulação certificando-se que a base foi executada conforme    expectativa da fundação conforme a geologia prevista pelo 
projeto de fundação em camada de suporte com tensão admissível para o projeto

7. Concretagem da base

O concreto é introduzido na campânula por meio do 
"cachimbo" de concretagem. Após o preenchimento da base, 
a execução do tubulão é encerrada. Ele deve permanecer comprimido durante seis horas após a concretagem da base



      NORMAS PARA PRESSÃO ANORMAL EM TUBULÕES A AR COMPRIMIDO


O anexo 6 também fornece tabelas para descompressão para vários períodos de trabalho levando em consideração a pressão exercida.






Tabelas: Existem tabelas de mergulho elaboradas por organizações que visam estipular o tempo de duração do mergulho, e profundidade recomendada, a fim de garantir condições de mergulho seguro.  Essas tabelas também são itens de segurança que devem ser seguidos.



DOENÇAS PROVOCADAS POR PRESSÃO EM MERGULHO


doença descompressiva.




Ela é uma doença disbárica causada pela liberação de bolhas de gás dissolvidas nos tecidos ou no sangue. ... Elas ocorrem quando o indivíduo é exposto a uma redução na pressão ambiente, a chamada descompressão, causando os sinais e sintomas da doença descompressiva.


A osteonecrose é uma consequência da má circulação sanguínea dentro do osso causando a morte de células

BAROTRAUMA PULMONAR

É a lesão pulmonar causada por alterações de pressão barométrica.
 É a segunda causa mais comum de acidentes em mergulho amador. 
·Fatores desencadeantes - subida rápida sem exalar corretamente o ar, prender a respiração durante a subida, ar retido nos pulmões por crise de asma, excesso de muco ou aspiração de água. 
 Se houver ruptura dos pulmões por pressão aérea excessiva, pode ocorrer:

         EMBOLIA ARTERIAL GASOSA

 Ocorre imediatamente após a subida com sintomas dramáticos
· Alterações neurológicas, dor torácica, palpitações, falta de ar, edema no pescoço, alteração na voz de aparecimento súbito.
· Hemorragia, e choque.


                        BAROTRAUMA DE OUVIDO

Sensação de pressão dentro do ouvido, dor de ouvido, diminuição da audição, tonteiras, náuseas e vômitos.
Sangramento pelo nariz, boca ou ouvido.




 MEDIDAS DE CONTROLE EPI' 



Roupas de Mergulho Existem de várias espessuras algumas mais grossas outras mais finas depende do clima da água de estiver muito frio você utiliza uma roupa mais grossa senão você utiliza uma mais fina variando conforme a necessidade do tempo



Sistema de Transporte Ergonômico Fornece movimento irrestrito e máximo conforto ajustável a qualquer tamanho de dorso. Distribuição Drager 3




Cinto de Lastro Serve para nivelar o peso/ação do mergulhador e o equipamento de mergulho

Mascara de proteçãoTem uma linha de vedação dupla para segurança máxima, que se adapta bem a diferentes formatos de cabeça e rosto


Luvas de Proteção Útil nos trabalhos onde existe a possibilidade de contato com corais, ouriços do mar, ou qualquer outro agente agressivo. Podem ser de algodão grosso, tecido ou couro plastificado, etc



Gaiola de Proteção


Câmara Hiperbárica:

São equipamentos de paredes sólidas, com janelas que permitem a visualização do que está acontecendo dentro e fora do equipamento, no qual o paciente entra para se tratar respirando oxigênio puro (a 100%), sob uma pressão correspondente a aproximadamente 10 a 20 metros de profundidade no mar. Dentro desse equipamento o paciente está em constante contato com a equipem médica, podendo assistir televisão e se movimentar dentro dos limites físicos do mesmo. Câmara Hiperbárica:

MEDIDAS DE CONTROLE RELATIVAS AO AMBIENTE

1) Ventilação contínua de, no mínimo, 30 pés3/min/homem.
2) TGU = 27 º C
3) Sistema de telefonia ou similar para comunicação com o exterior
4) A qualidade do ar deverá ser mantida dentro dos padrões de pureza.
5) Pressão máxima = 3,4 kgf/cm2 (Exceto emergência e tratamento médico)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELO DE SIPAT CRIADO PELOS ALUNO DA TURMA BN 17 SENAC JABAQUARA

O que significa a sigla SIPAT ? É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões  Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), Devendo ser obrigatoriamente realizada todo ano . Está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16  Atribuições da CIPA – Letra O: “promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. O que se fala na SIPAT? Onde são abordados temas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais onde são realizadas atividades direcionadas a disseminar e promover a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.          Qual o objetivo da ergonomia? adaptar o ambiente de trabalho as características do trabalhador Com a intenção de prevenir acidentes, corrigir erros e diminuir os riscos, seu principal objetivo é aumentar o conforto, a saúde e a segurança do trabalhador . Analisando a pos

Trabalho de Integração de funcionários alunos do (Senac Jabaquara 2019)

      CNPJ: 01937635001405 CNAE: 47.11-3-02 Grau de Risco: 02 Técnicos Responsáveis Nome: Douglas Luiz de Souza Ferreira Nome: Paulo Ricardo Carvalho Nome: Adriano Macedo Nome: Julia Arantes Objetivo Do Treinamento Capacitar os funcionários através dos ensinamentos e normas de s egurança além das políticas de recurso humano (visão, missão e valores). Historia da empresa   A história do Sonda Supermercados tem origem em Erval Grande (RS), no início dos anos 1960, quando a família Sonda comercializava produtos alimentícios, tecidos e implementos agrícolas, que abasteciam os agricultores da região Sul do Brasil. No final da mesma década, a família mudou-se para a cidade de Erechim (RS), dando início ao transporte de feijão para as capitais, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1974, a família Sonda inaugurou seu primeiro supermercado, na cidade de Erechim (RS) e seis anos depois foi a vez da segunda loja, em São Paulo (SP), no bairro do Jaçanã. Graças à visão empreendedora da f